Inicia a campanha Junho Lilás para promover o exame do teste do pezinho – FM 102.7 Mhz – A Gigante Do Rádio | Santa Maria – RS
loading...

Inicia a campanha Junho Lilás para promover o exame do teste do pezinho

0 2

Nesta quinta-feira (6) comemora-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A campanha “Junho Lilás”, pretende dar visibilidade a realização do diagnostico no prazo correto que possibilita identificar até seis doenças em bebês, apenas algumas gotas de sangue coletadas do calcanhar dos recém-nascidos.

O exame consegue detectar doenças congênitas ou hereditárias – fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme (hemoglobinopatias), fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita (HAC) e deficiência de biotinidase.
Algumas podem até mesmo provocar morte ou retardo mental grave, caso não seja iniciado o tratamento nos primeiros 15 dias de vida.

Para maior eficácia do resultado, a SES orienta que o exame seja realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida. O teste pode ser feito gratuitamente em todo o território gaúcho, em qualquer uma das mais de 2,5 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *