Prejuízo nas regiões afetadas pelas chuvas poderá passar de oito milhões – FM 102.7 Mhz – A Gigante Do Rádio | Santa Maria – RS
loading...

Prejuízo nas regiões afetadas pelas chuvas poderá passar de oito milhões

0 3

Na última quinta-feira (31), a Emater lançou um Informativo Conjuntural com detalhes sobre a produção de arroz e soja no Rio Grande do Sul, entre os temas o órgão destacou os prejuízos nas regiões que mais tiveram problemas com as condições meteorológicas nas últimas semanas. Foram elas: região Central, Campanha e Fronteira Oeste. Nessa última, alguns produtores de arroz estão acionando os seguros para realização de laudos de prejuízos a fim de cobertura de seguro ou Proagro, sendo que a previsão é de perdas de 100% nas áreas que ficaram mais de sete dias alagadas. Em Manoel Viana, foram alagados 1.630 hectares. O prejuízo estimado poderá passar de oito milhões de reais, mas só poderá ser confirmado a partir das avaliações a serem feitas após as águas baixarem.

Há expectativa de queda de produção em lavouras atingidas pelos grandes volumes de chuvas e pelo baixo índice de insolação ocorridos em parte do RS. Essa diminuição de expectativa em relação ao rendimento de lavoura ocorre em muitas áreas das principais regiões produtoras. Acrescentam-se ainda as perdas localizadas em áreas por inundação e acamamento das plantas; tal circunstância, aliada aos baixos estoques do início da colheita, poderá ocasionar tendência de alta no preço do produto, o que poderá compensar, em parte, a queda de produtividade nessas áreas atingidas e os altos custos de produção desta safra.

 

Central de Jornalismo-Karohelen Dias

Fonte: Emater RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *