Emater informa sobre a boa produtividade na colheita do Milho e da Soja no RS – FM 102.7 Mhz – A Gigante Do Rádio | Santa Maria – RS
loading...

Emater informa sobre a boa produtividade na colheita do Milho e da Soja no RS

0 1

Na última quinta-feira (31), a Emater informou que 23% das lavouras colhidas, o milho repete mais um ano de boa produtividade, incluindo as lavouras de sequeiro e irrigadas. A maior parte da cultura está nas fases de enchimento de grãos (32%) e maduras e por colher (18%). De acordo com o Informativo Conjuntural , o grão apresenta boa qualidade e a medida que os grãos atingem a umidade adequada, apresentam bons rendimentos.

SOJA

Beneficiada pelo clima favorável dos últimos dias, a cultura da soja obteve excelente desenvolvimento. Com o predomínio de sol e a adequada umidade do solo, as plantas se desenvolveram bem, apresentando boa coloração. É satisfatório o número de vagens nos estádios iniciais de desenvolvimento. Atualmente, 38% das lavouras de soja estão em enchimento de grãos, 42% em floração e 20% em desenvolvimento vegetativo.

Os produtores de soja aproveitaram o clima favorável para realizar as aplicações de fungicidas, dentre outros manejos, para controle preventivo da ferrugem asiática que tem prognóstico de alta pressão de infestação nesta safra. Na região Noroeste do Estado, a condição de sanidade da cultura é satisfatória, com pouca ocorrência de ferrugem, embora observada a ocorrência de outras doenças na parte baixeira da planta, como crestamento bacteriano e septoriose, doenças características das condições ocorridas de alta umidade e temperatura.

PASTAGENS – Durante a semana, o conjunto de eventos climáticos ocorridos no RS permitiu a manutenção de bons níveis de umidade, luminosidade e temperatura, favorecendo o desenvolvimento das pastagens nativas e cultivadas. Dessa forma, os animais desfrutam de boas condições alimentares e nutricionais, resultantes da generosa oferta de massa verde, em quantidade e qualidade.

Central de Jornalismo – Karohelen Dias

Fonte: Emater RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *