Inflação nos cinco primeiros meses do ano é de 2,69%, em Santa Maria – FM 102.7 Mhz – A Gigante Do Rádio | Santa Maria – RS
loading...

Inflação nos cinco primeiros meses do ano é de 2,69%, em Santa Maria

0 7

O Índice do Custo do Vida de Santa Maria (ICVSM), calculado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana (UFN), variou em junho em + 0,81%. A informação é do site Claudemir Pereira. Nos cinco primeiros meses do ano a variação foi de + 2,69% e nos últimos 12 meses + 5,20%. Este resultado justifica-se em parte pela greve dos caminhoneiros, que, segundo a pesquisa, refletiu diretamente sobre os alimentos e nos combustíveis.

Após meses com comportamento moderado, o grupo Alimentação sofreu forte alta em junho (+1,49%). O resultado no mês é fruto do aumento no preço dos lácteos e derivado da greve dos caminhoneiros: leite tipo C (+8,9%), leite longa vida (+11,2%) e iogurte (+11,4%).  De outro lado, itens importantes tiveram deflação em junho, a saber: arroz longo fino (-16,5%), brócolis (-13,4%), banana (-17%) e o feijão (-9,4%). Com a troca de estação, o aumento da oferta dos cítricos pressionou o preço no varejo. No mês em que a pesquisa foi realizada, a laranja (-2,7%) e a bergamota (-11,7%) ficaram mais baratas.

Confira o boletim na íntegra

Com informações do Site Claudemir Pereira

Central de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *