Centro Obstétrico do HUSM está superlotado mais uma vez, desde o final de semana – FM 102.7 Mhz – A Gigante Do Rádio | Santa Maria – RS
loading...

Centro Obstétrico do HUSM está superlotado mais uma vez, desde o final de semana

0 3

O Centro Obstétrico do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) se encontra novamente superlotado. Na manhã da última segunda-feira (25), haviam 24 mulheres e 8 recém-nascidos no local, quando a capacidade é para 10 leitos. Para dar conta da demanda – que começou a aumentar ainda mais na sexta-feira (21) – foi preciso chamar profissionais que não estavam na escala de trabalho. No momento, há gestantes e puérperas em macas no corredor e na antessala de acesso as salas de parto e cesariana.

Segundo a nota, publicada nesta terça-feira (26), o HUSM é referência para gestantes de alto risco, contudo parte dos atendimentos que estão sendo realizados são de gestação de baixo risco. Isso porque, segundo a nota do HUSM, mais uma vez, a Casa de Saúde – hospital referenciado para esse tipo de atendimento – está sem médico pediatra, segundo relato das pacientes que chegam oriundas da instituição. Além disso, elas referiram a falta de medicamento usado para indução do parto, como justificativa para o não atendimento na Casa de Saúde.

De 1º a 21 de junho, o Centro Obstétrico do HUSM internou 417 pacientes, uma média diária de 20 mulheres. Na semana de 18 a 21 de junho, foram 157 consultas e 97 internações.

A equipe diretiva do HUSM lamenta a falta de resolução por parte das autoridades competentes para esse caso, que têm colocado em risco a vida das mulheres e crianças no momento do parto.

Outra situação que preocupa o Hospital Universitário é o fato de que, quase um ano depois de o Ministério da Saúde habilitar o hospital como referência Hospitalar na Atenção à Saúde em Gestação de Alto Risco Tipo 2, o repasse de aportes financeiros não ocorreu.

Central de Jornalismo

Foto: Divulgação / Husm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *