loading...

TOXOPLASMOSE. Contaminação também pode estar ocorrendo através das hortaliças

0 3

Em entrevista coletiva concedida na manhã de hoje (26) na sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em Santa Maria, o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Osnei Okumoto, disse que ainda não foi possível determinar a origem do surto de toxoplasmose na cidade, que já confirmou 569 pessoas contaminadas, através de exames realizados pelo Laboratório  Central do Estado. No entanto, a novidade na entrevista coletiva, ficou por conta da inclusão de uma nova suspeita em relação à fonte de contaminação: as hortaliças.

Segundo os estudos realizados por técnicos do Ministério da Saúde (EpiSUS), é possível que a toxoplasmose esteja sendo transmitida pelas hortaliças, por uma contaminação cruzada, ou seja, verduras e legumes podem estar sendo lavados com água contaminada. No entanto, todos os testes realizados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) deram negativo para toxoplasmose.

Na próxima semana, a Corsan estará realizando nova coleta e análise de água nos dois grandes reservatórios da cidade. Enquanto isso, a recomendação é para que a população continue observando as orientações de precaução, como ferver a água por um minuto antes de consumi-la, lavar bem verduras, frutas e legumes e não consumir alimentos crus e carne mal passada.

Presente à reunião de hoje de técnicos do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Prefeitura de Santa Maria, que antecedeu a entrevista coletiva, o secretário Estadual da Saúde, Francisco Paz, fez questão de enfatizar que os casos de toxoplasmose estão numa curva descendente, ou seja, a impressão é de que o surto está chegando ao fim.

No entanto, o prefeito Jorge Pozzobom também presente à reunião, reforçou que a população deve continuar com as medidas de precaução.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Foto: João Alves / Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *