TOXOPLASMOSE. Prefeito se reúne com secretário de Saúde à véspera do anúncio da origem do surto – FM 102.7 Mhz – A Gigante Do Rádio | Santa Maria – RS
loading...

TOXOPLASMOSE. Prefeito se reúne com secretário de Saúde à véspera do anúncio da origem do surto

0 2

Uma equipe de técnicos do Ministério da Saúde retornará a Santa Maria nesta terça-feira (26), para definir os últimos detalhes dos estudos e anunciar a origem do surto de toxoplasmose que já contaminou 569 pessoas na cidade. O anúncio ocorrerá no auditório do prédio da 4ª Coordenadoria de Saúde do Estado. A tendência é de que a pasta aponte a água como a mais provável fonte de propagação do protozoário que causa a doença.

Na última quinta-feira (21), o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, afirmou que a origem do surto seria pela água. Logo após, o prefeito Jorge Pozzobom classificou como irresponsável a declaração dada pelo ministro, fato que fez com que o Ministério da Saúde divulgasse uma nota retificando a informação, passando a afirmar que a provável causa seria a água, mas sem confirmar a origem do surto.

Na manhã desta segunda-feira (25) o prefeito Jorge Pozzobom esteve reunido com o secretário Estadual da Saúde, Francisco Paz, quando obteve do Estado a garantia da compra de mais medicamentos para o atendimento aos infectados no município.

Conforme o prefeito Jorge Pozzobom, durante o encontro, ficou acertado que, tanto Município, quanto Estado, seguirão atuando no tripé de trabalho já definido, que inclui a investigação do surto, a divulgação de informações de prevenção e, ainda, o tratamento e acolhimento dos pacientes com a doença.

O prefeito também voltou a criticar a postura do ministro e disse que a União tem que se preocupar em cumprir com a sua obrigação, que é a de garantir remédio aos doentes. “E a população deve continuar atenta à prevenção, lavando bem os alimentos, não consumindo alimentos mal cozidos e fervendo a água por pelo menos um minuto, antes de consumi-la”, reforçou o chefe do Executivo.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Foto: Divulgação / SES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *