Procon/SM divulga lista das empresas com mais reclamações dos consumidores, em 2017 – FM 102.7 Mhz – A Gigante Do Rádio | Santa Maria – RS
loading...

Procon/SM divulga lista das empresas com mais reclamações dos consumidores, em 2017

0 5

A Prefeitura de Santa Maria divulgou, nesta segunda-feira (07), o ranking das empresas que mais receberam reclamações dos consumidores em 2017. A lista, organizada pelo Programa Municipal de Proteção ao Consumidor de Santa Maria (Procon-SM), apresenta 550 estabelecimentos comerciais, que receberam algum tipo de queixa do consumidor, resultando em 7.669 reclamações (veja os números abaixo).

De acordo com o documento, as prestadoras de serviços de internet, telefonia, energia elétrica, TV por assinatura, instituições financeiras e empresas de varejo estão entre os 20 primeiros estabelecimentos mais reclamados.

A coordenadora do Procon-SM, Márcia Moro da Rocha, explica que o órgão municipal conseguiu alcançar um índice de acordo entre 84 e 88%, média que se mantém ao longo dos anos. Estas soluções são obtidas principalmente em audiências de conciliação realizadas no Procon.

O Procon-SM oferece ao consumidor diferentes formas de atendimento que vão desde a simples consulta, com o objetivo de esclarecer dúvidas na compra de produtos ou na contratação de serviços; a Carta de Informações Preliminares (CIP), quando há intervenção do órgão para solucionar de forma rápida as reclamações apresentadas pelos consumidores; até a abertura de processo administrativo, que requer a realização de audiência de conciliação entre as partes, neste caso, sujeitando o fornecedor a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

As reclamações chegam ao Procon-SM de duas formas. A primeira delas é através de sistema próprio. A outra maneira é por meio do atendimento oferecido no site www.consumidor.gov.br que, por meio de convênio, é monitorado pelo órgão municipal. Esta modalidade apresentou um total de 4.766 reclamações no site.

Confira abaixo as vias de acesso das reclamações (acesse aqui para consultar o ranking completo):

Em sistema próprio: 2.903
Por meio do site: 4.766, sendo 2.273 no primeiro semestre e 2.493 no segundo semestre
Total de reclamações em 2017: 7.669
Média do índice de solução positiva: 87%

O Procon de Santa Maria está localizado na Avenida Rio Branco, nº 639 (térreo), na esquina com a Rua Silva Jardim. O atendimento externo é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h30min (com distribuição de 40 fichas até as 12h). Nas segundas e quintas, o atendimento é das 13h30min às 16h30min (com distribuição de fichas até as 16h). Para informações, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone (55) 3217-1286. Ou ainda, pelos e-mails procon@santamaria.rs.gov.br ou gerenciaprocon@santamaria.rs.gov.br (Ouvidoria).

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: Arquivo/PMSM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *