loading...

UFSM assina convênio para estágios em organizações militares de Santa Maria

0 5

O reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, e o comandante da 3ª Divisão do Exército (DE), General Marcos Antonio Amaro dos Santos, assinaram um Convênio de Concessão de Estágio, firmado entre o Comando Militar do Sul, com sede em Porto Alegre, a UFSM e a 3ª DE.

O convênio tem por finalidade proporcionar a realização de estágios de caráter não militar em todas as organizações militares sediadas em Santa Maria a alunos regularmente matriculados na UFSM e que estejam frequentando efetivamente um curso técnico, tecnológico ou de graduação.

O acordo garante oportunidades de estágio a estudantes de todas as áreas, exceto a da saúde, que já conta com convênio específico. A execução do processo visando à realização dos estágios será regulada internamente na UFSM, e a previsão é que as primeiras vagas sejam ofertadas no início do segundo semestre.

A parceria entre a Universidade e o Comando Militar estabelece uma importante ponte de aproximação do meio acadêmico com o Exército Brasileiro, oportunizando a alunos e professores conhecer a rotina dos quarteis, bem como, aos militares, a possibilidade de interagir com estudantes e docentes.

Além disso, o convênio permite o intercâmbio de informações técnicas, atividades de pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico, pesquisas básicas e aplicadas, uso compartilhado de laboratórios, capacitação e treinamento de recursos humanos, implantação e realização de cursos e estudos, prestação de serviços especializados e eventos considerados de interesse comum.

Em uma segunda etapa, espera-se fomentar a criação de projetos voltados para o desenvolvimento de produtos de defesa e/ou de conhecimentos e ferramentas tecnológicas que contribuam para a racionalização, economicidade e efetividade do preparo e emprego da força terrestre, bem como dos processos nas atividades meio e fim do Exército Brasileiro.

A assinatura ocorreu na segunda-feira (26).

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Com informações e imagem da Assessoria da UFSM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *