Comitiva de SM vai até Sartori pedir apoio para projetos estratégicos para a cidade – FM 102.7 Mhz – A Gigante Do Rádio | Santa Maria – RS
loading...

Comitiva de SM vai até Sartori pedir apoio para projetos estratégicos para a cidade

O presidente do Sindilojas Região Centro e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Ademir José Da Costa, liderou, na última terça-feira (20), uma comitiva santa-mariense ao Palácio Piratini, em Porto Alegre, onde se reuniu com o governador Ivo Sartori e o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer.

No encontro foram apresentadas as prioridades do Plano Estratégico de Desenvolvimento, elaborado sob coordenação da agência, que dependem de respaldo do estado para sua realização. Tais como o início das operações do Hospital Regional; a conclusão da duplicação da Faixa Velha de Camobi e duplicação da RSC 287 entre Santa Maria e Tabaí; melhorias de saneamento no município; e o repasse de recursos financeiros para a saúde.

Além da melhoria na ligação de Santa Maria à região metropolitana, através da duplicação da RSC 287, outros temas convergentes ao varejo local estiveram à mesa, como o recente caso do interesse das lojas Havan na cidade e as convenções coletivas.

Na pauta da reunião também esteve o Polo de Defesa e Segurança, identificado como grande vetor de competitividade do município e organizado em um Arranjo Produtivo Local (APL) gerido pela ADESM. Sobretudo o desenvolvimento do setor aeroespacial, uma indústria que cresce em média 6% ao ano. A comitiva aproveitou a ocasião para convidar o governo do estado a integrar o grupo de fomento do setor na região.

“Ficou clara nesta reunião com o governador, a importância de se ter projetos estruturados para o desenvolvimento. Com planejamento fica mais acertiva a busca por recursos e incentivos, e também as reivindicações necessárias para se executar o que está proposto. Como é o caso do trabalho do Polo de Defesa e Segurança”, disse o presidente.

Outro assunto em pauta foi a busca de parcerias para um possível projeto de sistema de monitoramento integrado em Santa Maria. A ideia inicial seria unificar e expandir os sistemas de monitoramento dos órgãos públicos da cidade, como a Prefeitura, a Base Aérea e a própria universidade, garantindo mais segurança à população.  Segundo o reitor em exercídio da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), Luciano Schuch, o governador disse que o Estado não tem recursos para contribuir com o programa de segurança, mas prometeu ajudar na articulação política desse projeto, como das outras reivindicações da UFSM.

Participaram da reunião com o governador Ivo Sartori, o superintendente executivo da ADESM, Diogo De Gregori; o vice-reitor da UFSM, prof. Luciano Schuch; o coordenador do Curso de Engenharia Aeroespacial da UFSM, prof. André Silva; o diretor administrativo financeiro do Santa Maria Tecnoparque, Tiago Sanchotene; e o vice-presidente da CACISM, Leonardo Veiga; além do secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana e o assessor do governador, Beto Fantinel.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Texto: Guilherme Bicca (com informações de Marielle Flôres e Fabricio Minussi)
Fotos: Divulgação Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *